Individual Competence Baseline

ICB

O ICB – Individual Competence Baseline é um standard que visa enriquecer e melhorar as competências das pessoas na Gestão de Projeto, de Portfólio e de Programa e fornecer um inventário das competências que representam o domínio completo da disciplina de Gestão de Projeto.

O ICB tem três áreas que formam o olho da competência:

  • Competências Técnicas (People Competences) – Consiste em competências pessoais e interpessoais requeridas para participar com sucesso ou conduzir um projeto, programa e portfólio.
  • Competências Comportamentais (Practice Competences) – Consiste em um conjunto específico de métodos, ferramentas e técnicas usadas no Projeto, programa e portfólio para realizar com sucesso.
  • Competências Contextuais (Perspective Competences) – Consiste nos métodos, ferramentas e técnicas nos quais cada individuo interage com o meio ambiente, bem como, o racional que faz com que as pessoas, organizações e sociedades comecem e suportam os projetos, programas e portfólios.

Estas competências são abordadas de acordo com:

  • Projeto – É único, temporário, multidisciplinar e esforço organizado, dentro dos requisitos pré-definidos e restrições.
  • Programa – É uma organização temporária de um programa de gestão interrelacionado de forma coordenada para permitir a execução da mudança e para atingir os benefícios.
  • Portfólio – É um conjunto de projetos e/ou programas, que não estão necessariamente relacionados entre si, mas que em conjunto, fornecem a alocação optimizada dos recursos e permitem alcançar os objectivos estratégicos da organização enquanto minimizam o risco de portfólio.

 

Ler ICB
Download ICB

Advertisements